

Quando Deus edifica algo em nossa vida, Ele não dá tudo que precisamos logo de início. Conforme nos mostramos confiáveis com o que recebemos, o Senhor vai acrescentando mais e mais. Foi dessa maneira que o exército de Davi foi formado (1 Crônicas 12:1-22). Enquanto Saul recebeu um batalhão completo no dia em que se tornou rei, o exército de Davi foi aumentando aos poucos, até se tornar o mais poderoso da região.
Os primeiros a se aliarem a Davi foram os homens da tribo de Benjamim. 1 Crônicas 12:2 diz que eles “tinham por arma o arco e usavam tanto da mão direita como da esquerda em arremessar pedras com fundas e em atirar flechas com o arco”. A única coisa que Deus precisa para começar a edificar algo em nossa vida são nossas HABILIDADES. Deus não busca os mais preparados, e sim, os que se colocam à Sua disposição para usar os dons e talentos que Ele mesmo nos concedeu.
Então, os homens de Gade passaram a Davi no deserto. 1 Crônicas 12:8 diz que esses eram “homens valentes, homens de guerra para pelejar, armados de escudo e lança; seu rosto era como de leões, e eram eles ligeiros como gazelas sobre os montes”. Os gaditas reforçaram o exército de Davi com escudos e lanças. Quando nos mostramos fiéis com as habilidades que Deus nos deu, o Senhor nos equipa com os INSTRUMENTOS necessários para expandir nossa capacidade.
Homens de Benjamim e Judá vieram a Davi. Conforme 1 Crônicas 12:18, o Espírito do Senhor entrou em Amasai, que proclamou: “Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz seja contigo! E paz com os que te ajudam! Porque o teu Deus te ajuda”. O Senhor não derrama Sua UNÇÃO sobre quem está parado, mas sobre os que permanecem fiéis na edificação, mesmo quando parece que o propósito a ser alcançado encontra-se distante.
Enfim, alguns homens de Manassés se dispuseram a ajudar Davi quando a cidade de Ziclague foi ferida e queimada pelos amalequitas. Diz 1 Crônicas 12:21 que “estes ajudaram Davi contra aquela tropa, porque todos eles eram homens valentes e capitães no exército”. Deus atrai as CONEXÕES corretas para o nosso lado, no momento em que mais precisamos de aliados na batalha.
Tanto o Senhor se fez presente na formação do exército de Davi que 1 Crônicas 12:22 conclui com a seguinte afirmação: “naquele tempo, dia após dia, vinham a Davi para o ajudar, até que se fez um grande exército, como exército de Deus”. Deus confere o que precisamos progressivamente, para que dependamos dEle e possamos amadurecer durante o processo, até que a edificação final seja útil para Seu reino e glorifique Seu Nome. Quando o Senhor está presente, o resultado não é façanha de homens, mas obra de Deus!

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.