

Provérbios 16:6 diz que duas coisas são necessárias para fazer cessar a culpa em nossa vida: a misericórdia e a verdade.
A culpa é consequência de um erro que ficou mal resolvido. Enquanto não conseguimos lidar com o pecado, a culpa avisará nossa consciência de que ainda não houve reparação. É para isso que precisamos da verdade da Palavra: ela nos mostra onde erramos, nos convence do pecado e nos conduz ao arrependimento.
Quando deixamos de lidar com a verdade de que falhamos, permanecemos na culpa, mas quando estamos dispostos a sermos tratados pelo processo de arrependimento do Espírito Santo, chegamos ao perdão, que elimina toda culpa e nos levanta para uma segunda chance.
A verdade revela nosso erro, no entanto, para que ele seja cancelado, precisamos da misericórdia de Deus. Não somos capazes de lidar com nossos pecados por meio de nossa própria justiça. Pecados não podem ser compensados através de boas obras.
É por isso que precisamos crer que o Senhor nos perdoou, por Sua grande misericórdia, ao enviar Seu Filho para morrer em nosso lugar por nossos delitos e iniquidades. Jesus foi o único sacrifício aceitável a Deus para anular nosso pecado. Não podemos fazer nada, a não ser acreditar na obra que Jesus fez na cruz e aceitar o perdão. A misericórdia nos torna gratos, porque reconhecemos que não éramos merecedores do perdão mas, mesmo assim, o Senhor nos amou e desejou nos reconciliar com Ele, porque ansiava por ter relacionamento conosco.
A verdade e a misericórdia nos levam ao caminho do perdão. Quando recebemos o perdão verdadeira e completamente, o temor do Senhor é produzido em nosso coração e é ele que evita que erremos novamente!

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.
