

A preguiça é um estado de sonolência. Podemos desempenhar atividades com sono, mas o fôlego logo acaba e o resultado é ruim. É por isso que pessoas que começam uma meta contando apenas com sua força de vontade logo desistem e retornam aos velhos hábitos. A preguiça não se vence tentando se tornar mais ativo, mas através do despertamento.
Para quebrar a preguiça física, é preciso despertar para a necessidade de cuidar de nosso corpo como templo do Espírito Santo. Não se vence a preguiça do corpo começando um programa de exercícios ou se inscrevendo na academia. Só se vence o sedentarismo quando reconhecemos que nosso corpo não é nosso para usarmos da forma como queremos. Tratar bem de nossa saúde é fundamental para cumprirmos o propósito de Deus até o final de nossos dias.
Para quebrar a preguiça mental, é preciso despertar para o papel essencial que os pensamentos ocupam em nossa caminhada de fé. Não se vence a preguiça da mente tentando ter mais pensamentos positivos. Só é possível triunfar sobre os pensamentos tóxicos quando reconhecemos que o rumo do homem é ditado por sua mente. Se quisermos uma vida vencedora, que testemunhe que somos filhos de Deus, precisamos nos conscientizar de nosso modo de pensar, substituindo, de forma intencional, antigos padrões de pensamento carnais por uma mentalidade renovada pela Palavra de Deus.
Para quebrar a preguiça espiritual, é preciso despertar para a importância de andarmos em comunhão com Deus como parte vital de nossa existência. Não se quebra a preguiça no espírito tentando orar mais tempo ou se voluntariando para trabalhar na Igreja. Só se derrota a preguiça espiritual quando reconhecemos mais e mais que dependemos do Senhor para tudo e O convidamos a dirigir todas as áreas de nossa vida.
Efésios 5:14 diz: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará”. Quando a preguiça tenta controlar nossa vida, nossa tarefa é despertar para o que as Escrituras dizem sobre aquele determinado assunto. Quando a revelação do Senhor acorda nosso ser, Ele provê a força de que precisamos para levar a cabo nossos objetivos. Quando nos levantamos em posição de concordância com a Palavra, Cristo nos ilumina e nos dá disposição para quebrar toda sonolência que mata nosso chamado.
Um Feliz 2024 a todos os leitores do blog Resposta na Palavra!

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.