

Moisés e Davi foram dois guerreiros chamados por Deus para libertar Seu povo.
Moisés recebeu um chamado para libertar o povo de Israel do Egito. Ele tentou extrair força para lutar de sua posição, de sua juventude e de seu desejo de justiça. Quando se deparou com um egípcio espancando um hebreu, ele aproveitou a oportunidade para dar cabo do inimigo utilizando de sua energia física e violência. Mais adiante, ao ver dois hebreus discutindo, ele tentou intermediar a confusão, usando de sua autoridade política e social.
Moisés acabou frustrado em ambas as tentativas. Por ter matado o egípcio, ele teve que fugir da presença de Faraó e por ter interferido na briga entre os israelitas, ele foi humilhado e desprezado por seus compatriotas. É isso que acontece quando tentamos extrair forças de nosso braço carnal: acabamos esgotados, desencorajados e enfraquecidos.
Davi foi ungido por Deus para libertar o povo de Israel dos filisteus. O rei Saul tentou infundir-lhe forças para lutar dando-lhe uma armadura de soldado e armas reais para a guerra. Mas Davi nem conseguia andar com aquelas vestimentas (1 Samuel 17:39)! Tentar combater hostes espirituais com instrumentos criados pelo homem adiciona um fardo pesado na batalha espiritual, pois as soluções naturais não são capazes de chegar à raiz do problema. É por isso que terminamos desgastados e cansados, sem obter êxito na peleja.
Davi sabia que sua força para lutar não viria de seu treinamento militar, então, ele extraiu sua força do direcionamento de Deus. Ele buscou as armas que estavam disponíveis e veio ao gigante em nome do Senhor dos Exércitos. Moisés também descobriu que a força para lutar se encontrava na direção que recebera de Deus no meio da sarça ardente. Mesmo em idade avançada, ele fez os hebreus atravessarem o Mar Vermelho e chegarem à terra prometida.
Davi não aumentou sua força ao vestir a armadura humana. Moisés, sem a direção de Deus, acreditava ser fraco demais para cumprir seu propósito de vida. É quando ouvimos a instrução de Deus que recebemos coragem para lutar. Sempre que o Senhor nos guia à batalha, Ele derrama Seu poder para que conquistemos a vitória!

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.
