

O terceiro servo da parábola dos talentos devolveu o recurso que recebeu de seu senhor e disse: “aqui tens o que é teu.”. A lógica diria que, se ele reconhecia que aquele talento pertencia a seu senhor, deveria ter cuidado bem dele, porque a propriedade não era sua para dispô-la como desejasse.
Essa, infelizmente, permanece sendo a mentalidade que temos hoje. Sabemos que Deus é o Criador e que tudo pertence a Ele, no entanto, administramos os recursos que Ele nos dá como se fossem nossos e pudéssemos fazer com eles o que bem entendêssemos.
As riquezas pertencem a Deus. Ageu 2:8 diz: “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.”. Se é assim, não podemos gastar nosso dinheiro de forma fútil e desperdiçadora, pois temos uma responsabilidade de utilizar nossos recursos financeiros para executar os planos de Deus.
A terra pertence a Deus. Em Levítico 25:23, o Senhor diz que a terra é dEle e somos estrangeiros e peregrinos nela. O espaço de nossa habitação e toda área em que pisamos nossos pés é uma área de influência que Deus nos deu para que tomemos posse para o reino dos céus.
Nossos dons e talentos pertencem a Deus. Tiago 1:17 diz que toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Pai das luzes, o qual reparte Suas diferentes habilidades ao corpo de Cristo, de acordo com Sua graça (Romanos 12:6). Nossos dons e talentos devem atrair a glória para Deus e não para nós mesmos, porque Ele é o cabeça da obra, o único que é digno de louvor e adoração.
Nossos relacionamentos pertencem a Deus. O Senhor não se agrada de nenhum vínculo de servidão ou escravidão entre pessoas, porque Ele redimiu Seu povo para viver em liberdade (Deuteronômio 15:15). Tanto que, em 1 Pedro 2:9, Ele nos chama de “povo de propriedade exclusiva de Deus”. Toda forma de apropriação de um indivíduo como propriedade do outro é indevida para Deus, seja de um chefe com seu empregado, um marido com sua esposa ou pais com seus filhos. Desde o Éden, Deus criou o ser humano para ter relacionamento com Ele e foi desse relacionamento que Adão recebeu uma auxiliadora idônea para se relacionar.
Nosso corpo pertence a Deus. 1 Coríntios 6:19 diz que nosso corpo é santuário do Espírito Santo e que não somos de nós mesmos. A forma como tratamos de nossa saúde importa para o Senhor, porque precisamos estar fortes e saudáveis para cumprir o propósito de Deus na terra.
Se tivermos em mente que tudo o que temos provêm de Deus e que Ele voltará para pedir contas do que fizemos com as bênçãos que Ele nos concedeu, desejaremos ser bons administradores e multiplicaremos o que Ele traz às nossas mãos.
Na parábola dos talentos, por mais que os resultados pertencessem ao senhor da terra, os servos ainda tinham controle sobre sua posição. Quanto mais eles multiplicavam os recursos de seu senhor, mais sua posição era elevada. O servo mau e negligente, que não administrou corretamente aquilo que recebeu, perdeu, além do recurso que tinha, a posição que lhe foi confiada. E, no reino de Deus, posição vale muito mais do que possessão!


Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.
