Blog Devocional Bíblico Seja bem vindo! Navegue a vontade! Participe conosco!

Mensagem de Natal: Você se alegra com a semente?

Mensagem de Natal: Você se alegra com a semente?

Quando Jesus veio ao mundo, ele começou como uma semente plantada no útero de Maria. Naquela ocasião, o povo de Israel estava sofrendo a opressão do Império Romano, que cobrava

21 de dezembro de 2025
Quais as missões dos anjos?

Quais as missões dos anjos?

Hebreus 1:14 afirma que os anjos são espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação. Resta a dúvida: que ministrações os anjos trazem da

14 de dezembro de 2025
Promessa ou decisão?

Promessa ou decisão?

Muitas vezes declaramos “eu e a minha casa serviremos ao Senhor” como uma promessa. No entanto, quando Josué proferiu essas palavras, ele não estava profetizando para o futuro. Ele estava

7 de dezembro de 2025

Mensagem de Dia das Mães: Como identificar um verdadeiro intercessor?

Em 1 Reis 3:16-28, há o relato do primeiro julgamento de Salomão. Duas mulheres haviam acabado de dar à luz na mesma casa, mas, durante a noite, uma delas se deitou sobre seu bebê e ele morreu. Agora, ambas reivindicavam ser a verdadeira mãe do filho vivo.

A Bíblia faz um paralelo entre a intercessão e a gestação. O Ap. Paulo disse que sofria dores de parto pelos gálatas (Gálatas 4:19), demonstrando que quem acompanha em oração o progresso de uma pessoa assume sua maternidade espiritual. Só que, como no caso de Salomão, quando intercedemos por alguém, nossa maternidade espiritual será testada e as motivações puras de um verdadeiro intercessor entrarão em conflito com nossos interesses carnais e egoístas.

Um verdadeiro intercessor não trata seu filho como sua propriedade. Uma das mulheres perante Salomão havia matado seu filho, por ter ficado tão possessiva com a criança, que acabou se deitando sobre ela e a sufocou. 

A falsa maternidade espiritual decorre do desejo de estar no controle, para pressionar as pessoas a fazerem o que acreditamos ser o melhor. Podemos até justificar que agimos assim por nos importarmos, mas a verdade é que quem sufoca a liberdade de alguém demonstra amá-lo apenas sob as condições que ele estabeleceu. A genuína maternidade espiritual coloca a vontade do Senhor acima de sua própria vontade e auxilia seu filho a cumprir o propósito que Deus estabeleceu para sua vida.

Um verdadeiro intercessor sabe confiar seu filho aos cuidados de Deus. Quando Salomão mandou que a criança fosse dividida, sua verdadeira mãe preferiu abrir mão dela para que ela permanecesse viva, ao invés de receber uma parte de um bebê morto.

A falsa maternidade espiritual alimenta a imaturidade espiritual. Um falso intercessor quer que seu filho continue a depender dele, para que possa continuar exercendo influência sobre ele. A genuína maternidade espiritual dá ao Senhor espaço para agir e não tenta interferir na obra que Deus está fazendo na vida de seu filho enquanto ele está em processo de crescimento.

Um verdadeiro intercessor não impede que seu filho passe por desafios. Para impedir que seu filho morresse à espada, a verdadeira mãe permitiu que ele fosse entregue à falsa mãe, mesmo sabendo que ela poderia maltratá-lo, pois havia até concordado em dividi-lo ao meio.

Um verdadeiro intercessor não impede que Deus prove a fé de seu filho, mas pede para o Senhor fortalecê-lo, para que ele vença os testes e amadureça espiritualmente. Nosso maior exemplo de paternidade espiritual é nosso Pai celestial. Ele sabia que, no mundo, passaríamos por aflições; mesmo assim, Ele não nos poupou dele. Ele sabia que as provações nos fariam crescer e trariam à tona nossa verdadeira identidade de filhos de Deus.

Quando Salomão testou a maternidade daquelas duas mulheres, ele pôde distinguir quem amava genuinamente aquele bebê e o devolveu à sua verdadeira mãe. Nosso Pai celestial não nos deixou órfãos; Ele permitiu que o corpo do Seu Filho fosse partido na cruz para nos salvar da morte, nos libertar da paternidade falsa de Satanás e provar o quanto Ele nos ama!

O blog Resposta na Palavra deseja a todas as leitoras um Feliz Dia das Mães!

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.

Lançamentos

Gostou da mensagem?
Então comente e compartilhe!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Lançamentos