

Um verdadeiro pai se importa em deixar um legado para seu filho levar adiante a obra que começou. Elias tinha uma poderosa unção profética, mas não tinha sucessores para continuar seu trabalho. Foi só quando ele se tornou um pai espiritual para Eliseu que seu ministério teve continuidade.
Para deixar um legado na terra, a primeira coisa que um pai espiritual deve fazer é ir atrás de seu filho. Elias encontrou Eliseu lavrando bois e lançou seu manto sobre ele, significando que, a partir dali, ele se tornaria responsável por fornecer a cobertura espiritual pela vida de seu discípulo (1 Reis 19:19).
Infelizmente, isso é o contrário do que assistimos hoje na Igreja. Milhares de filhos estão buscando pais espirituais, mas não os encontram ou só encontram líderes que não querem se responsabilizar pela nova geração. Um verdadeiro pai vai ao encontro de seu filho e só então, este passa a segui-lo.
Para deixar um legado na terra, um pai espiritual dá a seu filho liberdade para que ele escolha se irá ou não seguir seus passos. Elias disse três vezes para Eliseu permanecer na cidade, porque Deus o estava enviando para um novo lugar, mas Eliseu não o quis deixar (2 Reis 2:1-8).
Um verdadeiro pai espiritual não aprisiona seu filho na imaturidade, para que ele sempre dependa dele. Ele ensina seu filho no caminho que deve andar e permite que o Senhor cumpra Seu propósito, enviando-o para onde Ele o chamar.
Finalmente, um pai espiritual que queira deixar um legado compartilha com seu filho o que ele mesmo recebeu de Deus. Elias não deixou Eliseu largado à própria sorte, mas disse a ele: “Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti.” (2 Reis 2:9). Eliseu recebeu de Elias uma herança espiritual, para ajudá-lo a começar seu próprio ministério.
Eliseu recebeu de seu pai espiritual a porção dobrada de seu espírito. A obra de Deus é construída de modo progressivo. Uma geração lança os fundamentos, para que a próxima geração edifique o próximo andar, a geração seguinte construa sobre o andar que a anterior ergueu e assim por diante, garantindo a expansão contínua do edifício.
Um pai espiritual ruim quer que apenas sua parte da obra apareça, acreditando que o trabalho da próxima geração poderá apagar ou reduzir seu legado. Como um bom pai espiritual, Elias deixou Eliseu com os instrumentos necessários para alcançar o dobro do que ele conquistou e, por isso, sua herança teve repercussões eternas.
Um Feliz Dia dos Pais a todos os leitores!

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.