

A parábola do filho pródigo nos mostra as características do caráter de um verdadeiro pai. Em primeiro lugar, um verdadeiro pai quer o melhor para seus filhos e não deseja reter deles sua herança. Ele compreende que tudo que ele construiu pertence a seus filhos e aspira por compartilhar com eles sua riqueza.
Nosso Pai celestial é um doador. Mas por que às vezes Ele não entrega nossa herança assim que a pedimos? Porque, assim como se provou com o filho pródigo, se não estivermos maduros o suficiente para recebê-la, ela poderá nos destruir, ao invés de nos abençoar. Então, por que o pai do filho pródigo não reteve sua herança? Porque, naquele momento, o filho não conhecia o caráter de seu pai. Se o filho pródigo tivesse permanecido em casa sem sua herança, teria achado que seu pai queria mantê-lo preso e infeliz, tal como seu irmão mais velho. O pai antecipou a herança, porque o melhor para seu filho naquela situação era passar pela provação, que revelaria a identidade de seu pai.
Um verdadeiro pai também é perdoador. Ele sabe disciplinar, mas também sabe ser compassivo. O pai do filho pródigo não foi buscar seu filho para evitar que ele sofresse. Ele deixou que ele aprendesse a lição sozinho. Mas, uma vez que ele viu que seu filho estava arrependido, o pai não o abandonou em seus erros, nem o expulsou de casa. Ele nem sequer disse “bem feito” ou tentou lhe dar uma lição de moral. Ele recebeu seu filho e o tratou com carinho. Essa também é a maneira que Deus age conosco quando pecamos.
Por fim, um verdadeiro pai é reconciliador. Quando o pai viu que havia divisão entre seus filhos, ele não ignorou o problema e deixou que eles resolvessem a briga por si mesmos. Ele assumiu o controle e se colocou como mediador entre os dois. Deus também prova seu amor para conosco, ao ter reconciliado consigo o mundo (2 Coríntios 5:19) e anulado a separação entre judeus e gentios e os tornado irmãos em Cristo.
Nosso Pai celestial é nosso exemplo de paternidade! Seu caráter é suficiente para suprir qualquer falha de caráter de nossos pais terrenos!
O blog Resposta na Palavra deseja um Feliz Dia dos Pais a todos!

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.
