

A Bíblia diz que a posse antecipada de uma herança não resulta em bênçãos. Por quê? Porque o herdeiro despreparado desperdiçará o que recebeu, já que não precisou se esforçar para construir aquele patrimônio.
Isso fica bem claro na parábola do filho pródigo (Lucas 15:11-32). Ele recebeu a herança antecipadamente, mas acabou dissipando todos os haveres de forma fútil. Ele tinha a herança, mas não tinha sabedoria para gastá-la. O filho pródigo deveria ter aproveitado a oportunidade enquanto seu pai estava vivo para aprender os negócios da família. Quando ele começasse a participar da construção de sua herança, passaria a dar valor a ela.
O filho mais velho, que trabalhava para seu pai, estimava sua herança, tanto que não a desperdiçou. O problema é que ele não conhecia sua posição de herdeiro. Ele se via como um dos trabalhadores de seu pai, e não como um filho que era dono de todo aquele patrimônio, e, por isso, não desfrutava de seu direito legítimo.
Existem pessoas que, ao invés de esperarem pelo tempo de Deus, estão antecipando suas bênçãos, desperdiçando os recursos que receberam do Pai para cumprir seu propósito de vida. Mas existem outros que não estão aproveitando os recursos que o Senhor lhes deu, porque não conhecem sua identidade de filhos de Deus. Estão mendigando uma bênção, enquanto poderiam participar do banquete de Sua Presença.
Não adianta conhecer sua posição de herdeiro de Deus se for para desperdiçar sua herança celestial de forma materialista e carnal. Mas também não adianta acumular essa herança, sem reivindicá-la, por deixar de exercer sua posição. O único que sabia como utilizar bem os recursos era o pai, que amava seus filhos, sabia da maturidade de cada um para administrar aqueles bens e ainda conhecia a ocasião certa para empregá-los. Tanto a herança quanto a sabedoria para desfrutá-la vêm de nosso Pai celestial!
Um Feliz Dia dos Pais a todos os leitores do Resposta na Palavra! Que o Senhor abençoe a vida de todos e confira sabedoria para exercerem a paternidade seguindo o exemplo de nosso Pai celestial!

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.
