

Chegamos, enfim, ao último candidato a herdeiro do trono de Davi: Salomão. Apesar dos demais herdeiros terem se mostrado mais aptos, essa foi a escolha de Davi para sucedê-lo ao trono (1 Reis 1:11-31).
À primeira vista, Salomão parecia o mais inadequado para se tornar rei. Ele era jovem, fruto de um relacionamento ilegítimo e não havia nenhuma característica especial que o distinguisse de seus irmãos. A única razão que a Bíblia cita para que Davi tenha escolhido a Salomão foi uma promessa de Deus feita em 1 Crônicas 22:9.
Talvez por reconhecer sua incapacidade, Salomão tenha sido humilde e admitido perante Deus que não passava de uma criança e não sabia como se conduzir. Quando o Senhor lhe ofereceu o que ele quisesse, ele não se preocupou com seus interesses pessoais, mas pediu um coração compreensivo, que soubesse discernir entre o bem e o mal, para julgar o povo com justiça e equidade (1 Reis 3:9 KJA). Por isso, Salomão representa a liderança baseada na sabedoria, fundada no temor do Senhor e na dependência de Deus. É isso que torna alguém apto a reinar!
Deus se agradou do pedido de Salomão. Além de atender seu clamor, Ele prometeu dar-lhe riquezas e glórias inigualáveis. E ainda acrescentou que, caso ele andasse em Seus caminhos e obedecesse a Seus estatutos e mandamentos, prolongaria seus dias sobre a terra (1 Reis 3:11-14).
O mais interessante dessa história é que a visão que Salomão recebeu do Senhor ocorreu durante um sonho. Salomão não estava completamente consciente quando fez a escolha certa pela sabedoria. Deus provou seu desejo mais profundo, sem que ele pudesse ser afetado por suas emoções, sua razão ou seus impulsos carnais. Esse era o anseio puro do espírito de Salomão.
Quando Deus nos testa para saber se estamos aptos a reinar, Ele traz à tona as vontades genuínas de nossa alma e nos responde de acordo com nossas íntimas motivações. Se, como Salomão, quisermos ter nossos anseios atendidos, ao invés de focarmos em nossas necessidades imediatas, podemos pedir para Deus sondar nosso coração e, caso algum propósito impuro seja revelado, podemos nos submeter ao tratamento transformador da Palavra.
Os outros três candidatos à sucessão ao trono de Davi tentaram se levantar ao trono, mas suas pretensões foram frustradas, porque Deus não julga conforme as aparências, mas segundo o coração. Já Salomão foi aprovado no teste divino e não apenas seu reinado se estabeleceu, como ele ainda recebeu a resposta ao seu pedido, bênçãos adicionais e uma graça especial condicionada à obediência, porque o Senhor o amou.


Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.