

O plano de Satanás começou quando o perverso Hamã jurou vingança contra os judeus depois que Mordecai se recusou a se prostrar perante ele. A partir dali, as coisas pioraram em uma rápida progressão. Hamã pagou ao rei uma quantia considerável para ter autorização para decretar a destruição e a morte de todos os judeus. Ele recebeu o anel real e enviou cartas a todas as províncias do rei para expedir a ordem. Não fosse o suficiente, Hamã ainda mandou construir uma forca para assassinar Mordecai.
Acontece que o Senhor também tinha um plano. E Seu plano começou muito antes do projeto maligno de Satanás. Antes de qualquer ameaça, Deus já havia colocado Seu propósito em ação. Ele afastou a rainha Vasti do trono para que Ester fosse posicionada dentro do palácio real, ao lado do rei Assuero. Não foi Mordecai quem levou sua parente à casa do rei. Foi o Senhor quem fez com que o guarda das mulheres a levasse ao palácio e, depois, ela fosse a escolhida de Assuero.
Deus ainda posicionou outra peça em Seu plano, antes que o diabo fizesse qualquer movimento. Temendo pela vida de Ester, Mordecai se assentou à porta do rei para se informar sobre seu estado. Ali, ele descobriu uma conspiração contra Assuero e salvou a vida do rei.
Quando o diabo finalmente colocou seu plano em ação, o Senhor já estava dois passos à sua frente. O que parecia tarde demais para os judeus era, na verdade, tarde demais para Hamã. A fidelidade de Mordecai foi honrada pelo rei e a maldade de Hamã foi revelada por Ester.
Foi por entender que o plano de Deus era maior e anterior ao plano do inimigo que Mordecai pôde dizer a Ester: “quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?” (Ester 4:14). Deus não precisa de um plano para derrubar o plano de Satanás. É o plano de Satanás que tem que sair da frente do plano de Deus! Não é a ocasião que faz o cristão; é o cristão que assume a dianteira da ocasião!

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.


