

O profeta Eliú tentou trazer a resposta de Deus para Jó, mas três coisas o impediram de começar a falar.
A primeira foram as justificativas que Jó apresentou diante de Deus. Enquanto damos desculpas para nosso comportamento, não permitimos que o Senhor venha nos justificar e ficamos presos no sofrimento por mais tempo.
A segunda foi a murmuração de Jó sobre seu estado. Jó reclamou de sua condição e, por conta disso, sua perspectiva sobre os problemas só piorou. Enquanto murmurava, Jó acumulou mais dor sobre suas circunstâncias e não as resolveu.
A terceira foi a condenação de seus amigos. Dar ouvidos à acusação dos outros não ajuda nossa situação. Os amigos de Jó julgaram-no precipitadamente, sem entender o que se passava com ele, e acabaram prejudicando-o, ao invés de auxiliá-lo.
Deus só pode se manifestar quando calamos a voz das desculpas, da murmuração e das críticas. Eliú poderia ter participado da discussão entre Jó e seus amigos, mas isso só atrasaria mais a chegada da resposta do Senhor. A verdadeira Palavra de Deus precisa de silêncio para ser revelada.

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.