

Quando temos grandes sonhos, mas parece que nossa vida não sai do lugar, podemos pensar que os propósitos de Deus para nós são pequenos. A verdade, no entanto, é que os sonhos de Deus para nós são tão grandes que, muitas vezes, nós nos satisfazemos e paramos de conquistar, como o povo de Israel que tomou parte da terra prometida e se acomodou. O que faltou para os israelitas terminarem de possuir sua herança?
Não faltou terra para conquistar. A Bíblia diz que restou muitíssima terra para possuir (Josué 13:1). Também não faltou força ou capacidade para vencer. Sempre que uma nação estrangeira se voltava contra Israel e o dominava, quando os israelitas clamavam a Deus, o Senhor suscitava um libertador. O poder de Deus estava disponível em todo tempo; foram os israelitas que decidiram não usá-lo.
O que faltou foi disposição para lutar. A terra que Deus prometeu era maior do que a motivação de lutar dos israelitas. Eles podiam até desejar um território maior, mas não quiseram se dar ao trabalho de fazer mais guerras e enfrentar mais inimigos.
O problema é que os inimigos que não foram vencidos acabaram se tornando uma armadilha para Israel. Em Juízes 2:3, Deus diz que permitiu que os inimigos não fossem completamente expulsos do território, a fim de provar se os israelitas se manteriam fiéis a Ele ou se iriam se voltar para os deuses das nações estrangeiras. Os israelitas não passaram no teste e os inimigos que antes apenas limitavam seu território agora decidiram invadir a herança que Israel recebeu de Deus.
Quando toleramos a presença de áreas de fraqueza em nossa vida e não nos dispomos a lutar para vencê-las, chegará o dia em que elas se voltarão contra nós. Os pequenos maus hábitos e comportamentos com que nos conformamos um dia acabarão tomando o controle das demais áreas de nossa vida. Deus nos dá tempo para lidar com eles, permitindo que eles nos provem, a fim de revelar se nosso coração está realmente voltado para o Senhor ou para o conforto da satisfação de nossos interesses.
Podemos nos levantar para atacar os inimigos através da unção que o Senhor derrama sobre nós. Se deixarmos para lidar com os problemas só depois que eles estão fortes o bastante para resolver nos atacar, será mais difícil destruí-los. Além do mais, eles contarão com o fator surpresa, causando ansiedade e preocupação.
O que decidirmos não enfrentar voluntariamente teremos que invariavelmente confrontar em um momento não tão oportuno para nós. Mesmo que você tenha que avançar para conquistar uma pequena parte de terra por dia, não permita que o inimigo se assente em seu território e impeça você de tomar posse dos sonhos do Senhor para sua vida!


Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.
