

Quais são os maiores motivos que nos levam a pecar? A primeira razão pela qual pecamos é porque desconhecemos a vontade de Deus. Pode ser que nos falte conhecimento bíblico sobre o que é considerado pecado, mas também pode ser que, inadvertidamente e sem intenção, nos esqueçamos do que diz a Palavra e acabemos pecando por ignorância. A Palavra diz que o povo de Deus é destruído pela falta de conhecimento (Oséias 4:6).
A segunda razão pela qual pecamos é porque acreditamos que o resultado do pecado pode ser bom para nós. Acreditamos que, se o resultado nos é favorável, não poderia ser pecado. Isso porque temos uma visão limitada e nos esquecemos de que, no longo prazo, o pecado nos encaminha à morte (Tiago 1:15). O pecado começa nos afastando de Deus, endurecendo nosso coração, comprometendo nosso caráter, nos aprisionando em vícios até nos conduzir à morte.
A terceira razão pela qual pecamos é porque acreditamos na impunidade. Até podemos saber que o pecado tem trágicas consequências, mas acreditamos que elas não nos alcançarão. O problema dessa lógica é que, se sairmos impunes, passaremos a acreditar que o que fizemos não era pecado e, então, pioraremos nosso comportamento cada vez mais.
A raiz de todo pecado é a rebeldia contra Deus. Quando questionamos e contestamos a vontade de Deus em nosso interior, decidindo seguir nossos próprios caminhos, já estamos quebrando a relação de confiança entre nós e o Criador.
Quem crê que a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável sabe que o resultado do pecado nunca será favorável para nós. Ele compreende que todo pecado resulta em castigo, mas também entende que Jesus levou a punição em nosso lugar. Portanto, pode receber o perdão de Deus e submeter sua vida ao Salvador que pagou por nossa dívida de iniquidade.

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.