

Deus criou o homem no sexto dia e depois descansou. O homem foi criado e já entrou no descanso do Senhor. Porém, pode haver situações em que o Senhor diz: “Não entrarão no meu descanso”, conforme Hebreus 3:11 e o Salmo 95:11.
Deus retirou o descanso dos israelitas no deserto, porque seu coração estava incrédulo, como se pode verificar no episódio das águas de Massá e Meribá (Êxodo 17:1-7 e Números 20:2-13). Quando o povo se viu sem água, ao invés de buscar ao Senhor e descansar nEle, eles O questionaram.
A primeira coisa que eles fizeram foi perguntar: “Está o Senhor no meio de nós ou não?” (Êxodo 17:7). Quando questionamos a Presença de Deus ou Seu mover em nossas vidas, saímos do descanso, porque assumimos que estamos sozinhos para resolver nossos problemas e dificuldades.
Os filhos de Israel também disseram: “Antes tivéssemos perecido quando expiraram nossos irmãos perante o Senhor!” (Números 20:3). Os israelitas consideraram mais bem-aventurados os rebeldes da rebelião de Coré, Datã e Abirão (Números 16), que haviam morrido, do que aqueles que continuaram rumo à terra prometida. Quando nos comparamos aos outros, especialmente quando acreditamos que os ímpios e os pecadores estão levando vantagem sobre nós, saímos do descanso de Deus.
Os filhos de Israel ainda contenderam: “Por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para morrermos aí, nós e os nossos animais?” (Números 20:4). Quando questionamos a direção de Deus, dada a nós ou a nossos líderes, saímos do descanso do Senhor. Quem crê na profecia, pode descansar.
Por fim, os israelitas murmuraram: “E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este mau lugar, que não é de cereais, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem de água para beber?” (Números 20:5). Quando lutamos contra as promessas de Deus e rejeitamos o chamado para o qual fomos criados, deixamos de desfrutar de uma vida de satisfação e realização e perdemos nosso descanso.
Confiar que Deus está conosco, que Ele tem um plano único para nós, que Ele nos dirige e nos chama a uma vida boa e plena, que mana leite e mel, nos faz entrar em Seu descanso. Sempre que nos sentirmos emocional e espiritualmente cansados, podemos reavaliar aquilo em que estamos crendo e retornar à fé em Deus.

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.
