

Por que as pessoas fazem resoluções de ano novo e não conseguem cumprir? A resposta é simples: porque elas desejam o resultado, mas não estão dispostas a passar pelo processo que muda o sistema que alcançará o resultado (CLEAR, James. Hábitos Atômicos).
João Batista veio preparar o caminho e endireitar as veredas antes que Jesus pudesse trazer a maior mudança de todas: a salvação (Lucas 3:4). Para que Jesus pudesse batizar com o Espírito Santo e com fogo – que transformariam nosso relacionamento com Deus ao vivificar nosso espírito e quebrar com o sistema do legalismo cerimonialista – foi necessário que João Batista primeiro batizasse o povo para arrependimento (Mateus 3:11).
Arrependimento não é uma mera mudança de comportamento. A palavra “arrependimento” significa mudança de mente ou propósito. Arrependimento não é desejar mudar o resultado de nossas ações. Isso é culpa e remorso. O arrependimento genuíno implica em mudança do propósito que levava aos resultados indesejados.
O arrependimento antecede qualquer mudança. Se contarmos apenas com a empolgação do resultado, mas não tivermos convicção em nossa mente para perseverar durante o processo, a tendência é que nossos hábitos nos guiarão novamente pelos caminhos conhecidos e confortáveis.
A Palavra de Deus tem uma função muito importante nessa jornada. Ela nos mostra o trágico fim de se andar nos caminhos da velha natureza carnal: doença, engano, pecado e morte. E nos apresenta novas veredas capazes de alcançar todo potencial dado por Deus ao novo homem espiritual: saúde, sabedoria, retidão e vida eterna (Efésios 4:22-24). A maneira de mudarmos nosso agir de uma natureza para outra encontra-se na “renovação do espírito de nosso entendimento”, que nada mais é do que o processo de renovação de nossa mente que ocorre por meio do genuíno arrependimento.
Nesse novo ano, você quer perder peso? Então pare de acreditar que não consegue se controlar, creia que seu corpo é templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19) e busque criar hábitos que farão seu corpo funcionar de uma maneira saudável, permitindo que você cumpra plenamente todos os dias do propósito que Deus planejou para sua vida. Você quer ser livre das dívidas? Então pare de acreditar que você não tem o suficiente, creia que você emprestará a muita gente mas não tomará emprestado (Deuteronômio 28:12) e busque a sabedoria da Palavra para se tornar um bom administrador dos recursos que o Senhor faz chegar às suas mãos, ao invés de desperdiçá-los com aquilo que não satisfaz. Você quer ser mais consistente em ler a Bíblia e orar? Então pare de acreditar que não é disciplinado o bastante, creia que você recebeu o privilégio de ter sua comunhão com o Pai restabelecida através do sangue de Jesus (Hebreus 10:19-22) e busque práticas que atraiam você para Sua Presença.
O arrependimento nos faz abandonar as mentiras em que acreditávamos para passarmos a crer na verdade do que a Bíblia diz a nosso respeito. Após o arrependimento, podemos receber a direção do Espírito e a motivação do fogo do Senhor, que nos auxiliam a realizar nosso propósito e a alcançar os resultados que tanto ansiamos.

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.

