

Josué tinha uma tarefa árdua pela frente. Após a morte de Moisés, ele assumiria a responsabilidade de fazer o povo de Israel guerrear para tomar posse da terra prometida. Ainda que ele tivesse sido um dos únicos a confiar em Deus após espiar a terra prometida, naquela ocasião ele contava com a liderança de Moisés; agora, ele teria que, sozinho, dar conta de seu chamado.
A primeira palavra de encorajamento que Josué recebeu veio de Moisés: “Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la.” (Deuteronômio 31:7). A palavra pregada, especialmente vinda de alguém com experiência e maturidade espiritual, é importante para nos dar o rumo que devemos seguir. Ninguém melhor do que Moisés, que liderou o povo por quarenta anos no deserto, para reconhecer em Josué a habilidade para continuar seu ministério.
Após a morte de Moisés, Josué precisou de uma segunda palavra de encorajamento. Não é que a primeira não tenha sido suficiente, mas toda palavra que recebemos de homens precisa ser confirmada por Deus para nos infundir coragem. O Senhor disse a Josué: “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.” (Josué 1:6). A palavra revelada tem uma unção especial para nos capacitar a cumprir o chamado que Deus nos deu. Enquanto a palavra pregada por homens pode ser motivada emocionalmente, a palavra revelada diretamente de Deus é sempre inspirada espiritualmente e, por isso, é uma fonte segura a que podemos nos apegar no momento em que somos tentados a temer.
Depois que Josué recebeu encorajamento, ele precisava encorajar o povo a se unir ao seu propósito de lutar pela promessa. Josué disse aos homens de Israel: “Não temais, nem vos atemorizeis; sede fortes e corajosos, porque assim fará o Senhor a todos os vossos inimigos, contra os quais pelejardes.” (Josué 10:25).
Deus nos encoraja para que nos transformemos em agentes de encorajamento! Quando testificamos em nossa própria vida a coragem vinda da Palavra, podemos contagiar aqueles que estão desanimados e desencorajados ao nosso redor e que estão apenas aguardando uma oportunidade divina para se levantarem para lutar.


Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.
