

Diante de uma ameaça, nosso cérebro aciona o alerta “fugir ou lutar”. Quando buscamos o Senhor nesses momentos, Ele sempre nos direciona a enfrentar nossos problemas. O curioso é que, ao ler a Bíblia, vemos grandes homens de Deus que, ao se depararem com a provação, optaram por fugir.
Deus enviou anjos para salvar Ló da destruição de Sodoma e Gomorra (Gênesis 19:1-22). Eles o enviaram a um monte, mas Ló preferiu fugir para uma cidade pequena e mais perto. Foi na cidade de Zoar que a mulher de Ló olhou para trás e se converteu em uma estátua de sal.
Moisés matou um egípcio e precisou fugir da presença de Faraó (Êxodo 2:11-22). Ele acabou na terra de Midiã, onde se conformou com uma vida de pastor de ovelhas. Deus precisou levá-lo a uma sarça ardente no monte Horebe, para lembrá-lo de sua verdadeira identidade.
Por causa da perseguição de Saul, Davi precisou fugir para a terra dos filisteus, os mesmos inimigos que ele derrotara anteriormente (1 Samuel 27:1-12). O rei dos filisteus lhe deu a cidade de Ziclague para morar mas, mais tarde, os inimigos queimaram, saquearam a cidade e sequestraram as famílias dos valentes de Davi.
Elias foi ameaçado por Jezabel e fugiu para o deserto (1 Reis 19:1-18). Sem companhia, sem suprimento e sem forças, ele pediu a Deus para morrer. Um anjo do Senhor lhe trouxe provisão e o orientou a continuar seu caminho até o monte Horebe, local onde Deus lhe revelaria os próximos passos de sua jornada.
Jonas não quis obedecer à ordem que o Senhor lhe dera de pregar arrependimento a Nínive e, por isso, ele fugiu para Társis (Jonas 1). Ele terminou em uma tempestade no meio do mar, sofrendo um naufrágio e sendo engolido por um grande peixe, até se dispor a cumprir seu chamado.
Quando o homem foge das adversidades, sempre termina em um lugar pior: uma cidade pequena, a terra dos inimigos, um deserto ou até no ventre de um peixe. Mas Deus sempre tem um monte preparado para onde podemos fugir!
Quando o Senhor nos leva ao Seu monte, Ele nos afasta das dificuldades momentaneamente, não para que as ignoremos, mas para que consigamos ouvir Sua voz. A fuga para o mundo nos leva para longe de Deus, mas a fuga para o monte nos leva para o alto, onde o Senhor se encontra! No monte, o Senhor nos dá a direção e a força que precisamos para lutar! Se precisar fugir, fuja para o monte de Deus!

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.


