

Na cena da última ceia, Jesus soltou uma declaração bombástica: “Em verdade, em verdade vos digo que um dentre vós me trairá.” (João 13:21). Os discípulos olharam uns para os outros, sem entender o que o Mestre dizia, mas ninguém ousou perguntar a quem ele se referia. Sem querer mostrar ignorância, Pedro cutucou João e pediu para ele perguntar o que Jesus queria dizer.
A primeira razão por que não entendemos o que Deus quer dizer é porque não perguntamos. Assim que João perguntou a Jesus quem era o traidor, Jesus lhe respondeu claramente: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado.” (João 13:26).
Logo na sequência, ele molhou o pão e o entregou a Judas, dizendo-lhe: “O que pretendes fazer, faze-o depressa.” (João 13:27). Os discípulos, mais uma vez, não compreenderam o que estava acontecendo e acreditaram que Jesus estava mandando Judas sair para comprar mantimentos para a festa ou para dar alguma coisa aos pobres (João 13:29).
Essa é a segunda razão por que não entendemos o que Deus quer dizer: porque tentamos entendê-Lo conforme nossos próprios conceitos e pensamentos. Todas as vezes que já temos uma opinião formada a respeito de algo, não conseguimos entender o que o Senhor está tentando comunicar, pois tentamos enquadrar a Palavra de Deus dentro de nosso entendimento humano.
Judas recebeu o pedaço de pão e saiu (João 13:30). Ele não percebeu que Jesus estava alertando-o de que ele estava prestes a trai-lo. Por que Judas não captou a mensagem? Porque ele já estava decidido a receber o pagamento para revelar o paradeiro de Jesus. Seu interesse em receber as trinta moedas de prata fizeram com que ele considerasse a ordem de Jesus como um sinal de aprovação para o que ele estava prestes a fazer. Quando entramos em oração com uma pré-disposição a ouvir apenas o que concorde com nossa vontade, não entenderemos nada que Deus possa dizer que contrarie o que desejamos.
Se quisermos compreender o que Deus está dizendo, precisamos ter humildade para perguntar o que não entendemos e também para ouvir o que o Senhor quer comunicar, e não apenas o que pretendemos escutar.


Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.
