

Zaqueu queria ouvir a Jesus, mas ele teve de vencer diversas barreiras antes de poder aproximar-se dele.
A primeira barreira que o afastava de Jesus era sua posição social. Como coletor de impostos, Zaqueu tinha privilégios perante o Império Romano. Se ele fosse visto com Jesus, sua reputação seria abalada.
A segunda barreira era sua riqueza. Zaqueu lucrava com sua corrupção e seguir a Jesus significava abrir mão de usar o sistema do mundo em seu benefício.
A terceira barreira era sua pequena estatura. O defeito de Zaqueu o desqualificava e o tornava incapaz de enxergar a Cristo em meio àquela aglomeração.
A quarta barreira era a multidão. Além de serem numerosos os que se amontoavam ao redor de Jesus, muitos dos que estavam ali desprezavam a Zaqueu por seu trabalho e má fama. A opinião popular certamente desencorajava sua presença naquele local.
A quinta barreira eram seus pecados. Zaqueu era conhecido por ser pecador. Ele mesmo admitiu diante de Jesus que defraudava seu próprio povo.
A má reputação, fortuna, defeitos, opinião popular e pecados faziam oposição a Zaqueu, mas ele tinha a seu favor o desejo de buscar a Jesus até encontrá-lo. Zaqueu não desistiu e nem deu desculpas para justificar por que ele não poderia ver ou ouvir o Mestre. Ele arrumou uma maneira de estar perto de Jesus e recebeu um convite para recebê-lo na intimidade de sua casa. Quando nos fazemos disponíveis a Deus, Ele se achega até nós!

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.
