

O Salmo 119 é uma ode à Palavra de Deus. Nele, o salmista exalta a pureza e a retidão da lei do Senhor e afirma que todos que a guardarem serão bem-aventurados. Seus versículos escondem segredos para quem deseja permanecer nos caminhos do Senhor.
O versículo 55 diz: “Lembro-me, Senhor, do teu nome, durante a noite, e observo a tua lei”. O primeiro bom hábito para quem quer andar nos caminhos do Senhor é vigiar. A vigilância é fundamental durante as noites sombrias de nossa alma. Jesus associou a oração à vigilância (Marcos 14:38) porque nossas orações podem ser anuladas por nossas atitudes. Murmurar, duvidar e ceder à tentação revertem os efeitos de nosso clamor, por isso, precisamos agir de modo intencional se quisermos permanecer firmes na Palavra nos momentos de crises e adversidades.
O versículo 62 diz: “Levanto-me à meia-noite para te dar graças, por causa dos teus retos juízos”. Dar graças é um hábito que nos torna conscientes da bondade do Senhor e de que Sua Palavra está se cumprindo em nossa vida. Quando vivemos insatisfeitos, é porque tiramos nossos olhos das veredas do Senhor para cobiçar os caminhos do mundo.
O versículo 147 diz: “Antecipo-me ao alvorecer do dia e clamo; na tua palavra, espero confiante”. Orar é um excelente hábito, mas ele é potencializado quando começamos o dia em oração. Começar nosso dia com Deus dita o rumo de nossas atividades. Quando nos levantamos já com pressa para realizar nossas tarefas, não passará muito tempo até que comecemos a nos sentir esgotados e comecemos a reclamar da vida. Pedir a Deus unção e capacitação antes de realizar nossos compromissos é a melhor estratégia para cumprir nossas obrigações com a graça e o favor celestiais.
O versículo 148 diz: “Os meus olhos antecipam-se às vigílias noturnas, para que eu medite nas tuas palavras”. Ler a Bíblia é um bom hábito, mas estudar a Palavra de Deus é um hábito ainda melhor. Estudar a Palavra implica em refletir, compreender, declarar e aplicar o que está escrito. Só quando nosso coração está cheio da Palavra que poderemos praticá-la no momento da provação.
O versículo 164 diz: “Sete vezes no dia, eu te louvo pela justiça dos teus juízos”. Louvar a Deus durante todo o dia é um hábito essencial se quisermos nos conectar ao Espírito Santo. Quanto mais louvamos a Deus, mais perto sentimos Sua Presença, pois Deus está entronizado em meio a louvores (Salmos 22:3).
O versículo 166 diz: “Espero, Senhor, na tua salvação e cumpro os teus mandamentos”. Ninguém gosta de esperar, no entanto, esperar em Deus é um hábito saudável a ser cultivado. Esperar em Deus significa confiar nEle durante o processo de crescimento espiritual e de cumprimento da promessa. Passaremos um bom tempo de nossas vidas esperando em Deus, portanto, precisamos cultivar uma atitude de aguardar com expectativa e esperança que a Palavra se cumpra.
Quando desenvolvemos esses hábitos, podemos ter certeza de que Deus dirigirá nossos passos, pois a Palavra será para nós como lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos (Salmos 119:105).

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.
