

2 Coríntios 4:8 diz que em tudo ficamos perplexos, porém não desanimados. Podemos nos surpreender com o nível crescente de crises e tribulações deste mundo, no entanto, não precisamos permitir que isso nos desanime. Por quê? A resposta se encontra nos versículos 16 a 18.
Primeiramente, não precisamos desanimar porque mesmo que o homem exterior se corrompa, nosso homem interior se renova de dia em dia. As provações que enfrentamos, por mais que desgastem nosso corpo e alma, fortalecem nosso espírito. Podemos ter certeza de que todas as coisas cooperam para o nosso bem e para o cumprimento do propósito do Senhor em nossa vida. Se não recuarmos em nossa fé, aquilo que nos causa angústia e sofrimento hoje vai amadurecer nossa caminhada com Deus e aumentar nosso poder de resistência contra o inimigo amanhã.
Não precisamos desanimar porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória. As dificuldades que enfrentamos são passageiras, mas a recompensa que obtemos depois que vencemos a batalha dura para sempre. As dádivas espirituais que extraímos das provações não podem ser roubadas de nós. Provérbios 13:11 diz que os bens que facilmente se ganham também facilmente se perdem, mas quanto mais difícil for o ganho, mais retorno haverá. Mal damos importância às bênçãos que recebemos facilmente, mas quando Deus nos faz passar por um processo de aprendizado, valorizamos mais a graça recebida e não a desperdiçamos tolamente.
Por fim, não precisamos desanimar porque não atentamos para as coisas que se vêem, que são temporais, mas para as que se não vêem, que são eternas. Quando nossos olhos estão focados nos problemas que nos cercam, perdemos a esperança. Quando temos uma visão aberta para a eternidade, sabemos que as pequenas conquistas que alcançamos em fé contribuem para a concretização do grande plano do Senhor para nossa vida e para a humanidade. Toda vitória começa com pequenas sementes de fidelidade e integridade que depositamos aos pés da cruz. Deus faz justiça a todo que O ama e persevera em fazer o bem, especialmente quando não é reconhecido e ninguém está olhando.
Quando o desânimo assume o controle de nossa vida, é porque estamos dando mais crédito ao que está acontecendo no mundo material do que o que Deus está falando e fazendo no reino espiritual. Quando nos conectamos a Ele em espírito, o Senhor muda nossa perspectiva e passamos a enxergar claramente, o que renova nossa esperança e restaura nossa visão de futuro, trazendo ânimo e vigor para seguirmos firmes em nossa jornada.

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.