

O quebrantamento é um processo que acontece de fora para dentro, quando a Palavra de Deus penetra nosso interior e quebra todas as fortalezas e mentiras em que estávamos acreditando. O quebrantamento é necessário, porque o pecado, as injustiças, a dúvida, a incredulidade e as ambições vão aos poucos endurecendo nosso coração e ficamos insensíveis à direção do Espírito Santo. Como ocorreu com a mulher do vaso de alabastro, só quando somos quebrantados podemos exalar o bom perfume de Cristo (Marcos 14:3).
Há, no entanto, outro procedimento que também deveríamos cultivar: o rompimento. O rompimento acontece de dentro para fora. Esse rompimento não vem de nenhuma força exterior, mas de uma decisão interior. Assim como a lagarta precisa romper o casulo para poder ser tudo o que Deus a criou para ser, o rompimento parte de uma escolha de sermos livres de tudo o que nos prende e impede nosso crescimento.
Jericó é um exemplo disso (Josué 6). As muralhas da cidade impediam o povo de Israel de entrar na terra que Deus prometeu a eles. Quando o exército gritou e tocou as trombetas, as muralhas caíram de dentro para fora e os israelitas puderam conquistar a cidade e avançar para tomar posse de sua promessa.
Outra situação ocorreu com Paulo e Silas na cadeia (Atos 16:19-26). Eles foram lançados na prisão por pregarem o Evangelho. À meia-noite, aqueles homens decidiram orar e cantar louvores a Deus e um terremoto sacudiu os alicerces do cárcere e abriu, de dentro para fora, as portas e as algemas de todos. Isso garantiu que os apóstolos continuassem a cumprir seu chamado e a testemunhar sobre o nome de Cristo.
Jesus também passou por um rompimento de dentro para fora. No Getsêmani, sua alma entrou em conflito entre pedir a Deus para passar dele o cálice e se render ao propósito do Pai. Ele orou tão intensamente que sua carne se rompeu de dentro para fora e ele suou gotas de sangue (Lucas 22:44). Na cruz, seu corpo foi rompido quando ele bradou em alta voz: “está consumado!”.
O quebrantamento vem da revelação da Palavra de Deus; já o rompimento vem da adoração! A adoração abre as portas de nosso coração, quebra todas as barreiras e cadeias que nos impedem de ser tudo o que o Senhor nos criou para ser e ainda nos coloca em direção ao cumprimento do propósito divino. Assim como a semente, que precisa romper para poder dar frutos, quando rompemos todas as ofensas, jugos e aflições em adoração, podemos crescer e frutificar!

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.
