

Dos diversos reis que passaram pela Bíblia, um deles se destacou no tema da sucessão ao trono. Davi teve diversos candidatos a suceder-lhe e, em seu caso, não foi seguida a regra da sucessão do primogênito, mas daquele que era mais espiritualmente adequado para continuar seu legado.
O primeiro candidato a suceder Davi foi Mefibosete (2 Samuel 9:1-13). Mefibosete representa a liderança baseada na legitimidade e no direito. Mefibosete era neto do rei Saul, que havia sido o primeiro rei de Israel, ungido pelo sacerdote com a aprovação do povo. Na sucessão ao trono, Mefibosete era o legítimo herdeiro à coroa.
No entanto, um acidente mudou o curso de sua vida. Mefibosete tinha cinco anos quando seu pai e avô morreram, e, na ocasião, sua ama o tomou e fugiu. Mefibosete não tinha razão para temer, pois ele seria o futuro rei de Israel e, no entanto, assim como começou sua vida fugindo, ele passou o resto de sua vida fugindo.
Na fuga, o menino acabou caindo e ficando coxo de ambos os pés. Mas não foi a deficiência de Mefibosete que o tornou inapto para o trono. Foi sua péssima auto-imagem. Ele viveu toda a sua vida escondido em Lo-Debar, sentindo-se como um “cão morto” (2 Samuel 9:8). Ele acreditava que sua linhagem o tornava indigno para reinar (2 Samuel 19:28). A auto-comiseração o afastou de seu propósito e, mesmo com as leis a seu favor, ele nunca requereu seu direito à coroa.
Por causa de sua mentalidade de vítima, Mefibosete preferiu viver dos favores do rei. Davi foi bondoso para com ele, restaurando as terras de seu pai e seu lugar à mesa do rei. O problema é que, para quem se sente vítima, nada do que se faça em seu favor é suficiente. O filho de Jonatas continuava ressentido pelo trauma que sofrera, tanto que, quando o trono de Davi foi ameaçado por Absalão, ele esperava que aquela seria a oportunidade de ter seu reino restituído. Porém, como Mefibosete continuava com uma baixa auto-estima, ao invés de reivindicar sua herança, ele esperou que alguém viesse lhe restituir o trono de seu avô (2 Samuel 16:3).
A Bíblia é cheia de promessas e direitos que o Pai celestial reservou para Seus filhos. No entanto, a auto-comiseração é uma armadilha do inimigo para nos prender às injustiças cometidas contra nós, e, dessa maneira, nos impedir de lutar para receber o que o Rei dos Reis nos reservou por herança.
Mefibosete nunca foi rei e, por causa da traição a Davi, ainda acabou perdendo tudo o que recebera para seu servo Ziba (2 Samuel 16:4). A Palavra de Deus estabelece direitos até para os servos (ver Isaías 54:17), mas os filhos que não estão dispostos a reivindicar ao Pai sua herança em nome de Jesus nunca alcançarão a alegria completa (João 16:24).


Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.