Blog Devocional Bíblico Seja bem vindo! Navegue a vontade! Participe conosco!

Qual a forma de pagamento?

Qual a forma de pagamento?

Gênesis 47:13-26 conta como José, por sua sabedoria e boa administração financeira, acabou conquistando toda a terra do Egito para Faraó. Ele nos ensina que quem é prudente no tempo

5 de outubro de 2025
Quais são as promessas para quem jejua?

Quais são as promessas para quem jejua?

O jejum não é uma greve de fome para forçar Deus a nos dar aquilo que queremos. Mesmo assim, em Isaías 58:8-9, o Senhor faz poderosas promessas para aquele que

28 de setembro de 2025
É seu ou de Deus?

É seu ou de Deus?

O terceiro servo da parábola dos talentos devolveu o recurso que recebeu de seu senhor e disse: “aqui tens o que é teu.”. A lógica diria que, se ele reconhecia

21 de setembro de 2025

Você é escravo(a) da pressa?

Em Isaías 52, o Senhor se refere ao tempo em que o povo de Israel foi feito cativo pelo Egito e pela Assíria. Ele conclui sua mensagem de redenção com uma promessa: “não saireis apressadamente, nem vos ireis fugindo”.

É possível entender por que Deus garantiria que Israel não precisaria mais fugir de seus opressores, mas por que Ele faria uma conexão entre o período de servidão e a pressa? Porque a pressa é evidência de uma mentalidade escrava.

O escravo tem pressa, porque sempre tem muito a fazer. Ele não pode escolher suas prioridades, já que sua rotina é determinada por outro indivíduo. Todas as vezes que estamos com pressa, é sinal de que perdemos nossa liberdade de definir o que realmente é importante e tornamos nossa lista de afazeres refém de outros. Às vezes, estamos cativos dos interesses de pessoas que querem transferir para nós suas responsabilidades, ou, às vezes, estamos cativos de nossas próprias ambições, que impõem sobre nós uma pressão maior do que podemos suportar.

O escravo tem pressa, porque pode ser punido se não realizar suas tarefas a tempo. Quando estamos com pressa, andamos com medo de não cumprir nossas obrigações dentro do prazo. O perfeccionista exagerado é um exemplo disso. Ele extrai seu valor de obter resultados, então, estabelece prazos irrealistas para si mesmo e, quando não consegue cumpri-los, pune-se por meio da culpa e do sentimento de fracasso.

O escravo tem pressa para fugir. Ele fica ansioso para terminar tudo rápido, tentando fazer sobrar algum tempo para seu descanso. É assim que a maioria de nós vive hoje em dia. Estamos sempre atarefados e ocupados demais, então, precisamos de distrações que nos façam fugir para uma realidade paralela, como as redes sociais, a TV, o álcool, as compras. Essas distrações prometem uma felicidade instantânea, mas essa alegria dura pouco e nos impede de enxergar a verdade de que estamos vivendo uma vida sem sabedoria.

A pressa liga em nosso cérebro o instinto de sobrevivência. Por outro lado, quem é paciente sabe se fazer presente para desfrutar o momento. Por isso, a solução que Deus ofereceu ao povo de Israel para sua pressa por libertação foi: “o Senhor irá adiante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda.”. Quando o Senhor vai à nossa frente e protege nossa retaguarda, Ele imprime o ritmo certo em nossa vida. Ao trazer nosso foco para o presente, Ele derrama Sua unção, que despedaça todo jugo de opressão da pressa de nosso caminho.

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.

Lançamentos

Gostou da mensagem?
Então comente e compartilhe!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Lançamentos