

Isaías 54 é um tratado cheio de promessas de Deus. O último versículo diz que ele contém nossa herança e nosso direito que procedem do Senhor. Ao longo do capítulo, Deus promete trazer restauração, amparo, misericórdia, livramento, comunhão, beleza, abundância, fertilidade, paz, justiça, felicidade em família, liberdade, libertação de medos e vitória na batalha. Quem não quereria tais coisas?
Mas tudo depende do primeiro versículo. Nele, Deus manda a mulher estéril e solitária cantar alegremente. Ele não diz que, após ver a promessa se cumprir, a rejeitada exultará de felicidade. Ele conclama que ela cante alegremente ainda em sua condição de esterilidade, solidão e exclusão.
Se Deus a mandasse apenas cantar, seria compreensível. Essa mulher aflita poderia desabafar suas mágoas em um cântico ao Senhor, entregando a Ele suas limitações e dificuldades. No entanto, o Senhor a manda cantar com alegria.
O louvor antes da batalha é a arma mais poderosa que temos para vencer o inimigo. Ele mostra que confiamos em Deus, que cremos em Sua Palavra, que sabemos que Ele está do nosso lado e que a batalha pertence ao Senhor. Quem compreende essas coisas é capaz de glorificá-Lo antes mesmo de ver os resultados.
E, no versículo 2, Deus já manda que a estéril tome uma atitude e alargue sua tenda, alongue suas cordas e firme bem suas estacas. Ou seja, depois de louvar a Deus, já é possível agir em fé com base no cumprimento da promessa, antes mesmo de ver as evidências dos frutos.
Deus acaba com a frustração de todo o que está infrutífero e decepcionado e o enche com tanta esperança que ele pode louvar e começar a fazer planos para o futuro, pois em seu coração habita a certeza de que Aquele que fez a promessa é fiel.

Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.