

Em Deuteronômio 20:1-8, estão descritos quatro motivos pelas quais um soldado deveria voltar à sua casa ao invés de seguir para a batalha. A razão desses impedimentos é simples: um soldado não pode ir à peleja se seu foco não está na batalha. Um soldado sem concentração é um perigo para sua vida e para o restante do exército.
O primeiro impedimento para a batalha era para quem havia edificado uma casa nova (Deuteronômio 20:5). Transpondo para a batalha espiritual, aqueles que estão envolvidos em adquirir riquezas e bens materiais não estão aptos para lutar pelo reino de Deus. Jesus mostrou isso em sua conversa com o jovem rico (Lucas 18:18-23). O problema daquele homem não era seu dinheiro, mas o fato de que sua ambição o estava impedindo de receber a vida eterna. Jesus lhe mostrou que, para obter os despojos do céu, um soldado do reino de Deus precisa se despojar da busca incessante pelas posses materiais.
O segundo impedimento para a batalha era para quem havia plantado uma vinha (Deuteronômio 20:6). A vinha representa o local de onde tiramos nosso sustento, como nosso emprego, carreira e negócios. Quem está constantemente envolvido em seu trabalho acaba perdendo o foco da batalha espiritual. Somos chamados por Deus a plantar e a frutificar, mas quando nossa obra passa a roubar o tempo que passamos ouvindo as instruções de nosso General, acabamos confiando mais em nossa capacidade de produzir do que no poder de Deus de trazer a multiplicação. Jesus alertou para o risco daqueles que estão fazendo a obra se perderem em seu trabalho e acabarem deixando de segui-lo, ao dizer: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8:36).
O terceiro impedimento para a batalha era para quem havia acabado de desposar uma mulher (Deuteronômio 20:7). Quem se deixa influenciar mais por seus relacionamentos do que pela presença de Deus pode acabar abandonando a batalha espiritual. Quando Adão estava no Éden, seu foco estava inteiramente em seu relacionamento com o Senhor e ele não sentia falta de nada. Porém, depois que ele passou a ouvir a Eva mais do que à orientação que Deus havia lhe dado, ele desejou comer da árvore que lhe era negada e acabou expulso do jardim (Gênesis 3:24). Adão perdeu sua posição no exército de Deus e uma espada passou a impedir o acesso do homem ao tesouro da árvore da vida.
O quarto impedimento para a batalha era para os homens medrosos e de coração tímido (Deuteronômio 20:8). Quem fica estagnado em sua zona de conforto ainda é espiritualmente imaturo e não pode suportar a batalha espiritual. Terá que permanecer no campo de treinamento, para que não venha a desencorajar outros soldados. Ao confrontarmos nossos medos e inseguranças, ganhamos experiência com Deus, o que aprimora nossa capacidade de pelejar e nos dá autoridade para liderar outros soldados em suas próprias batalhas.
A boa notícia é que todos esses impedimentos eram temporários. Deus quer que desfrutemos de nossos bens, de nosso trabalho, de nossos relacionamentos e de nosso conforto. No entanto, quando eles se tornam distrações e começam a nos impedir de batalhar, é hora de se levantar com coragem. Tudo o que nosso adversário quer é roubar nosso foco da batalha, pois ele sabe que, se nos pegar despreparados, estaremos vulneráveis aos seus ataques.


Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.