

Davi e seus valentes haviam sido poupados, por providência divina, de lutar ao lado do rei de Gate contra Saul e seu exército. Os amalequitas aproveitaram a oportunidade e foram à cidade de Ziclague, onde Davi e seus homens haviam se estabelecido, e sequestraram todas as mulheres e crianças, saquearam os bens e atearam fogo nas casas (1 Samuel 30:1-3).
No meio da aflição, o povo se preocupou em encontrar culpados e a culpa recaiu sobre Davi. Afinal de contas, ele já tinha tido a chance de derrotar Saul e se tornar o rei de Israel, ao invés de ficar fugindo para o território do inimigo. Foi Davi quem resolveu se abrigar em meio a seus piores adversários, os filisteus, e recebeu do rei de Gate a cidade de Ziclague para morar. Foi Davi que decidiu deixar a cidade desprotegida enquanto prestava serviços para o rei Aquis. De uma maneira ou de outra, Davi parecia o único culpado pela situação em que o povo se encontrava.
Porém, Davi não assumiu para si a acusação dos homens. Ele buscou a Deus e a Bíblia diz que ele se reanimou no Senhor (1 Samuel 30:6).
Davi não tirou a razão dos homens sobre sua culpa, mas ele foi a Deus pedir direção. E o Senhor lhe disse para perseguir o bando, pois ele libertaria tudo o que havia sido tomado. Davi se dispôs a enfrentar a batalha e, como Deus antecipara, ele alcançou os inimigos e salvou todas as mulheres, filhos e despojos que haviam sido levados.
Enquanto estamos buscando culpados, deixamos de buscar ao Senhor. Enquanto estamos buscando acusar os responsáveis, deixamos de buscar a solução para o problema. Enquanto estamos buscando vingança, deixamos de enfrentar o inimigo e alcançar a vitória.
Ao invés de ir atrás da injustiça que nos fizeram, podemos ir atrás da justiça de Deus. Quando o Deus da justiça nos responde, Ele restaura e restitui tudo o que o inimigo nos roubou, porque Ele assume a liderança da batalha e garante que sairemos vencedores.


Caso queira compartilhar esta mensagem, use os links do blog. Para reproduzir o conteúdo diretamente, por favor, solicite autorização da autora. Para mais esclarecimentos sobre compartilhamento, clique aqui.